sábado, 27 de junho de 2015
CARTA DE INTENÇÃO DO PROFESSOR FIGUEREDO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ANEXO II
CARTA DE INTENÇÕES
AO
COMITÊ EXECUTIVO PARA O PROCESSO SELETIVO DA FUNÇÃO DE GESTOR GERAL/DIRETOR GERAL E GESTOR AUXILIAR/DIRETOR AUXILIAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO MARANHÃO.
Prezados (as) Senhores (as),
Eu, Antônio Carlos Marques Figueredo, Licenciado no Curso Especial de Formação Pedagógica – Licenciatura Plena, pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, do estado do Ceará, Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão, professor do CE São José de Ribamar há 12 anos, CPF 75089041334 e RG 1174389998, venho junto a essa instituição demonstrar o meu interesse em participar da eleição para gestores escolares da rede estadual de ensino.
Esse novo momento político-democrático no Maranhão possibilitará a escolha dos representantes das escolas públicas, que ajudarão a traçar os novos rumos da educação no Estado. O processo eleitoral terá a participação da comunidade escolar o que garante o caráter formativo e educativo da gestão democrática. Nesse sentido, acredito que posso disputar uma das vagas oferecidas, justamente pelo caráter democrático que essa eleição se propõe.
O meu trabalho no CE São José de Ribamar começou em 2003 e continua até hoje, conheço bem a escola. Sei as potencialidades que o centro de ensino possui e também os problemas que enfrenta a cada ano. Tendo convicção de que muitos desses problemas só podem ser resolvidos com a participação de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, assumo o compromisso de buscar soluções, sempre que preciso, para os problemas que envolvem toda a escola.
A experiência obtida em sala de aula proporcionou-me um diálogo constante com os alunos, professores e funcionários, levando-me a questionar de que realmente a escola precisa. A visão global dos aspectos pertinentes à escola e o compromisso em colaborar efetivamente com os demais colegas respalda-me para pleitear uma vaga nesse novo processo democrático na educação.
A equipe do CE São José de Ribamar é muito competente, responsável, mas precisa de apoio técnico/pedagógico para que suas idéias e seus projetos possam ser aplicados de forma eficiente. Os gestores precisam entender que a sua função envolve, além do aspecto administrativo, o aspecto pedagógico, precisam assumir esse compromisso, cobrando alternativas, participando das ações e dando sua contribuição sempre que necessário, não deixando essa tarefa apenas para os professores. Acredito que com essa pequena mudança já se garante alguns pontos positivos na busca por uma escola com um ensino de qualidade. Todo o apoio será dado aos professores, caso eu seja eleito.
As transformações não serão feitas da noite para o dia, tenho consciência disso, mas sei que com empenho de todos e com a ajuda da Secretaria de Educação do Estado faremos uma gestão democrática e competente.
Não tenho dúvidas de que é preciso tempo para transformar uma cultura institucional, mas estou disposto a contribuir para as mudanças necessárias em prol de uma educação de qualidade.
Não apresentarei projetos prontos, discutirei antes com a equipe e ouvirei sugestões para melhorar o meu desempenho no cargo.
Valorizarei os pontos positivos da gestão anterior e buscarei um diálogo com a comunidade escolar para executar novos projetos.
Aceitarei críticas e opiniões contrárias às minhas, sem levar para o lado pessoal.
Aproximar-me-ei de quem está com dúvidas ou se mostrar resistente a algum projeto ou a uma idéia e dir-lhe-ei que há espaço para o debate e a colaboração de todos.
Buscarei, junto com os colegas e a Secretaria de Educação, justificativas concretas sobre decisões que objetivam melhorar as condições de ensino.
Tenho outras ideias para apresentar, mas deixarei para outro momento, também oportuno e usarei o diálogo como forma de contribuir da melhor maneira possível para resolver as questões pertinentes à escola.
Atenciosamente,
Antônio Carlos Marques Figueredo
São José de Ribamar, 28 de abril de 2015
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